sábado, 12 de março de 2011

Punta Arenas - dia 4 - Alerta de Tsunami!!!





Acordo com o Cleber ligando a TV e dizendo "Tsunami no Japão!!!" e na sequência "alerta de tsunami no Chile" continuei de olhos fechados achando que fosse pegadinha, só pra eu levantar, mas enquanto ele tomava banho, resolvi dar uma olhadinha. Não bastasse a trsiteza pelo que aconteceu no Japão, cheguei a conclusão que alegria de pobre dura pouco... o alerta no Chile era de fato real. Fiquei apavorada. Coração acelerado, dor de barriga, ansia de vômito...comecei a chorar...disfarçadamente pra não desesperar o Cleber.
Bom, pra quem não sabe, estou em Punta Arenas e amanhã devo pegar um navio pra fazer um cruzeiro até Ushuaia na Argentina...
Quanto mais desgraça na TV, mais apavorada eu ficava.
O café da manhã não desceu, minha cabeça explodia...
Eu só queria estar curtindo férias em Natal, já que Deus é mesmo brasileiro.
Mandei um e-mail pros meus pais, fucei na internet e resolvemos sair do hotel pra ver o que estava rolando.
Bom, não haviam vôos pra sair da cidade, então o jeito era esperar e rezar.
Fomos de táxi até a Reserva Magalhães e por sugestão do taxista até a estação de esqui com o mirante mais alto da cidade. Pra chegar ao mirante...teleférico! Quem me conhece, sabe que tenho medo de altura e foi quando cheguei à conclusão que o Cleber queria mesmo ficar viúvo! Fosse pelo tsunami, fosse pelo cagaço de altura...mas firme e forte, não arreguei!!!
Muito frio, caminhávamos em direção ao teleférico, sentimos uma garoa diferente, e adivinhem...neve!!! Como se a tivéssemos contratado para deixar ainda mais lindo nosso passeio. Fiquei emocionada!!! Um pouco mais calma...ou distraída, sei lá.
A visão do mirante é panorâmica! Perfeita!!! O medo de altura foi compensado...
O taxista nos deixou no mercado de peixe e almoçamos num terraço maravilhoso, com vista pro mar, Cevice (peixe crú marinado;temperado) e Osttiones(uma espécie de marisco que é uma mistura de palmito com lula)... delicioso!
Voltamos pro hotel pra ver a quantas estava o tsunami...foi quando eu de fato vomitei e tive dor de barriga por saber que ainda estávamos em alerta!!!
Depois de chorar de novo, resolvemos fazer um passeio até as Pinguineras pela agência Laguna Azul, indicada pela recepção do hotel. O motorista da van era uma espécie de Mister Magoo chileno, e cada buraco que ele passava na estrada a buzina disparava, como no filme "Little Miss Sunshine". Aproximadamente uma hora e meia de carro, mais de 40 km em uma estrada de pedra que resseca o nariz, cheia de ovelhas, gado e anus (tipo uma avestruz local) chegamos a um dos lugares mais incríveis que já estive!
A caminhada deve ter um pouco mais de um quilômetro, o vento corta e as roupas a prova de vento são a melhor opção. Rapidamente é possível ver os pinguins e seus filhotes, na maior tranquilidade. Eles vêm pertinho. Não têm medo de nós. O final da estrada é a praia, onde é possível ver um bando deles, como uma pintura... ou ainda como enfeites de Deus a beira mar...mas o frio e o vento eram muito fortes.
Tomamos um chocolate quente e voltamos. Vim dormindo na van da excursão.
Paramos pra jantar em um restaurante chamado La luna, muito bem recomendado na internet.
Decoração aconchegante e criativa, parece que você está de ponta cabeça. Fotos, cartões e dinheiro de países diversos, e claro, contribuímos com uma moeda de um real, que ainda não tinha na parede...preço bom! CD de música brasileira rolando... Elba, Caetano, Zeca Ballero pra desespero do Cleber e minha alegria.
Como devem imaginar, estou escrevendo e acompanhando pela TV o tsunami que deve chegar ao Chile meia noite...e a Punta Arenas, se chegar às três da manhã.
O fato é que se tivéssemos ficado mais um dia em Santiago, hoje estaria em Val Paraiso; Veña del Mare, o lugar que efetivamente foi evacuado e tem risco de tsunami. Pelo menos não estou no Japão, nem no Havaí... ou na Ilha de Páscoa.
A sensação de querer ficar e querer fugir é terrível. Pensar o que minha mãe está sentindo no Brasil, é pior ainda...
Amanhã conto o desfecho...
Bjs a todos, meus sentimentos e minhas energias positivas ao Japão e minha fé em Deus que proteja o resto de nós dessa tragédia!!!!

Um comentário:

  1. Olá Ana.
    Estou desesperado correndo atrás de várias notícias sobre o estado de alerta que o Chile está vivendo nesse momento. O meu estado também é de alerta, mas por outro motivo. Estou com viagem marcada para o Chile pra este domingo (13/03), mas com toda esta situação, não sei mais se haverá condições de visitar este lugar encantador.
    Não tenho a menor noção (nem ninguém até o momento também) de qual o impacto que o Chile terá dentro de algumas horas, com isso, não tenho como saber se no domingo poderei fazer a minha viajem.
    Espero que tudo dê certo pra você e o povo chileno. Aguardo notícias suas com brevidade.
    Fica com Deus.

    Abraço.

    Ícaro (icaro_fbezerra@hotmail.com)

    ResponderExcluir