quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

HARVARD X STANFORD. Você sabia?




Malcolm Forbes conta que uma senhora, usando um vestido de algodão já desbotado, e seu marido trajando um velho terno feito à mão, desceram do trem em Boston, EUA, e se dirigiram timidamente ao escritório do presidente da Universidade Harvard. Eles
vinham de Palo Alto, Califórnia e não haviam marcado entrevista.
A secretária, num relance, achou que aqueles dois com aparência de caipiras do interior, nada tinham a fazer em Harvard.
"- Queremos falar com o presidente"- disse o homem em voz baixa.
"- Ele vai estar ocupado o dia todo" - respondeu rispidamente a secretária.
"- Nós vamos esperar."
A secretária os ignorou por horas a fio, esperando que o casal finalmente desistisse e fosse embora. Mas eles ficaram ali, e a secretária, um tanto frustrada, decidiu incomodar o presidente, embora detestasse fazer isso.
"- Se o senhor falar com eles apenas por alguns minutos, talvez resolvam ir embora" - disse ela.
O presidente suspirou com irritação, mas concordou.
Alguém da sua importância não tinha tempo para atender gente desse tipo, mas ele detestava vestidos desbotados e ternos puídos em seu escritório.
Com o rosto fechado, ele foi até o casal.
"- Tivemos um filho que estudou em Harvard durante um ano - disse a mulher. Ele amava Harvard e foi muito feliz aqui, mas,um ano atrás ele morreu num acidente e gostaríamos de erigir um monumento em honra a ele em algum lugar do campus."
"- Minha senhora" - disse rudemente o presidente - "não podemos erigir uma estátua para cada pessoa que estudou em Harvard e morreu, se o fizéssemos, este lugar pareceria um cemitério."
"- Oh, não" - respondeu rapidamente a senhora. "Não queremos erigir uma estátua. Gostaríamos de doar um edifício à Harvard."
O presidente olhou para o vestido desbotado da mulher e para o velho terno do marido, e exclamou:
"- Um edifício! Os senhores têm sequer uma pálida ideia de quanto custa um edifício? Temos mais de sete milhões e meio de dólares em prédios aqui em Harvard."
A senhora ficou em silêncio por um momento, e então disse ao marido:
"- Se é só isso que custa para fundar uma universidade, por que não termos a nossa própria?"
O marido concordou.
O casal Leland Stanford levantou-se e saiu, deixando o presidente confuso.
Viajando de volta para Palo Alto, na Califórnia,eles estabeleceram ali a Universidade Stanford, em homenagem a seu filho, ex-aluno da Harvard.




"A única instituição que se confunde com o Homem, é seu caráter!"

Por isso não generalize, nem emita pareceres e conceitos precipitados sem conhecer toda a verdade.

Um comentário:

  1. A lenda sobre a fundação da Universidade de Stanford circula na Internet desde 1998 e também recebe o subtítulo de A Rejeição.

    Verdades e inverdades.

    1. Leland e Jane Stanford fundaram a Universidade de Stanford, inaugurada em 1891;

    2. o casal esteve em Harvard, Cornell, MIT e Johns Hopkins para conhecer melhor o funcionamento de uma universidade;

    3. Leland Stanford Jr. jamais estudou em Harvard. Ele morreu de tifo durante viagem à Itália em março de 1884, aos quinze anos de idade, e não em decorrência de acidente. Com essa idade, ele não poderia ser aluno de Harvard;


    A família Stanford


    4. Leland Stanford foi empresário, senador e governador da Califórnia. Era um homem rico e poderoso e é impossível que ele se reunisse com o presidente de Harvard trajando um velho terno. Também é impossível que o homem falasse em voz baixa, timidamente, como sugere a mensagem;

    5. a senhora Stanford jamais iria até a universidade de Harvard usando um vestido de algodão já desbotado, pois era muito elegante;

    6. Jane e Leland Stanford instalaram a universidade em memória de Leland Stanford Jr, filho único. Como nada mais poderiam fazer pelo próprio filho já morto, decidiram fazer algo pelos filhos dos outros ;

    7. o nome oficial da universidade é Leland Stanford Junior University.



    Conclusão: mais uma lenda. Apenas isso.

    ResponderExcluir