terça-feira, 13 de julho de 2010

O Renascimento da Águia


Muitas vezes nos sentimos fracos, sem condições de continuar, achando que nossa vida chegou ao fim. Porém ao analisarmos a vida da águia, vemos que ainda há muito pela frente, mas que, para alcançarmos o que há mais além, é necessário estarmos dispostos a abrir mão das coisas velhas, desprender-se do passado e olhar para frente com olhos decididos a vencer.
A águia possui a maior longevidade de todas as aves, podendo chegar aos setenta anos.
Aos quarenta anos, ela se torna uma ave experiente, porém suas unhas atingem um comprimento bastante grande, tornando-se flexíveis e inadequadas para agarrarem suas presas. Seu bico desenvolve uma curva muito muito fechada, dificultando sua alimentação. Suas penas envelhecidas se tornam pesadas e voar não é mais uma tarefa fácil. Ao atingir essa etapa, só restam à águia duas alternativas: entregar-se à situação e aguardar a morte ou se dispor a enfrentar um longo e doloroso ritual de renovação, que poderá lhe proporcionar cerca de mais trinta anos de vida. Caso esteja disposta a lutar, a ave terá que reunir forças e voar para o alto de uma montanha, escolhendo um local seguro onde permanecerá por aproximadamente 150 dias. Começa o duro ritual de transformação: a águia terá que bater seu bico contra as pedras até que este caia. O próximo passo é aguardar pacientemente até nascer outro. Usando seu novo bico, ela terá que arrancar suas velhas unhas.Quando as novas começam a nascer, as penas é que são retiradas, uma a uma. Segue-se um período solitário de espera até que nasçam outras. A falta de penugem a faz sentir o frio da noite e o calor do dia queima sua fina pele. Mas a águia continua firme, pois sabe que a situação é passageira. Só depois de renovada toda a plumagem é que ela poderá dar seu tão esperado vôo para uma nova vida.


Fonte: http://fgv2010.wordpress.com/

2 comentários:

  1. Eu já me senti assim no passado, e continuo me sentindo. Entendo que as vezes se torna necessário darmos um nó na alma para renascer novamente, e essa é a forma mais dolorosa de renovação que existe.

    Em relação a corpo algumas vezes também, mas em qualquer ambito, seja material ou espiritual, entendo que nada de real valor pode-se obter sem sacrifício. É o que tentei passar através do texto "O Tesouro".

    Bom percurso de semana Ana.

    ResponderExcluir
  2. A vida testa nosso espírito de águia, e nos leva a começar do zero, testar limites, abrir mao de coisas...
    Somos todos águias... buscamos nosso próprio tesouro.

    ResponderExcluir