segunda-feira, 26 de julho de 2010

Dica de Viagem- Foz do Iguaçu


Uma dica de itinerário é Foz do Iguaçu. Valores em conta pra um feriado prolongado.
Estive lá em duas épocas. A primeira vez, em 92 foi um passeio bonito de pouca infra estrutura, muito cansativo.
No último sete de setembro fui com meu marido. Ficamos hospedados na Av. das Cataratas, excelente localização. Perto de tudo.
Pro lado direito da Avenida, fica o Parque das Aves, lugar lindo, custo acessível. Espécimes do mundo todo e viveiros gigantes que você pode entrar; um deles, cheio de beija flor e borboletas.
No mesmo dia, fizemos o passeio noturno à Hidrelétrica de Itaipu. Tour de ônibus e depois assistimos a um vídeo bacana sobre o projeto, e tchanam, as luzes ascendem!!! Ah! É bem frio e venta muito, mesmo em Foz sendo um calor infernal.
No dia seguinte fomos ao Parque das Cataratas. A infra-estrutura e o atendimento melhores que os de um parque gringo. Bem cuidado, sinalizado, com ônibus de dois andares temáticos que deixam você em lugares estratégicos. Os passeios são interessantes, mas mais baratos do lado argentino. Cheio de quatis e de placas, não alimente os quatis, para evitar que eles avancem e roubem a comida. O que acaba sendo engraçado!
A mesma Avenida, leva ao Duty Free que fica na fronteira com a Argentina. A cota diária é de 300 dólares; lembrando que pra quem volta de avião o máximo permitido é de 500 dólares e que notebook, netbook e Iphone chamam atenção da fiscalização. Precinho camarada pra bebidas...
O maior terror pra cruzar a fronteira Argentina, já a do Brasil, uma várzea! Se não fosse trágico seria cômico.
Seguindo a dica da minha cunhada, fomos ao parque das cataratas também do lado argentino.
A situação é precária, mau cuidado. Mas a vista dos caras é melhor que a nossa. Acho que a única coisa que eles são melhores do que nós!
Enquanto na entrada do lado brasileiro aceita do real ao euro, incluindo pesos, sinalizado em pelo menos três idiomas. No lado de lá, só aceita pesos. Ah, e não tem casa de câmbio. Você compra o equivalente a dez dólares em uma conveniência, e ela faz a troca de câmbio pra você.
Os passeios do lado argentino equivalem à metade do valor em reais. Fiz o passeio do macuco safári, feito de bote que passa bem pertinho da catarata. Dá medo, mas vale à pena. Ah...saí ensopada, mas como é muito calor, seca rapidinho.
Aproveitamos à viagem e fomos ao Paraguai.
Deus que horror!!!
Deixamos o carro do lado do Brasil e atravessamos a ponte a pé...treva!!! Só faltava um coiote segurando nossa mão pra atravessar. Soldadinhos de 18 anos com armas apontadas, pra adentrar em uma cidade imunda, visão macro da 25 de março. Papas bolinhas passados nos ombros e pen drives são esfregados na fuça. O calor é insuportável e a muvuca também. O trânsito é terra de ninguém, caótico. Não vale a pena comprar nada na rua. Tudo que comprei fui enrolada, e olha que sou muambeira.
Em uma loja comprei cremes da Victoria’s Secrets e troxe só o Secrets, genérico... Na outra clonaram meu cartão.
A diferença do valor da rua pra uma loja gigante como a Monalisa é ínfimo. Não vale a pena correr o risco. As lojas grandes são organizadas, não clonam seu cartão e ainda tem ar condicionado. Na Monalisa em particular tem um restaurante japonês muito bom!!
Fomos alertados sobre o perigo de assalto ao cruzar a fronteira na volta, por isso cruzamos de táxi. Valeu à pena!!!
Amei o passeio e recomendo. Baterias carregadas!!! Natureza linda!!!

5 comentários:

  1. E conheço bem Foz, porque tive um apartamento na saída da cidade, perto da garagem da empresa Pluma. Até que foram bons tempos aqueles.

    Fiz muitos amigos por lá.

    Boas dicas!!

    ResponderExcluir
  2. Nossa, eu sou louca para conhecer Foz. Juro. Esse post foi muito útil, ainda mais porque você nos advertiu do "cruzamento" e dos vendedores impostores. Adorei o alerta.

    Estive nas férias em Aracaju - SE e me surpreendeu a estrutura para turista. Super-recomendo. De verdade.

    Beijo,
    Zin

    ResponderExcluir
  3. Não Ana...

    Jamais estarei bravo com coisa alguma, até é por isso que resolvi morar numa casa frente ao mar escutando-o todos os dias...

    Haverá sempre uma verdade no ar onde ninguém quer tocar. Só que ela existe, e é por vezes sutil, por esse motivo é que levantei-a, e se alguém achar que a capapuça lhe serve, que vista-a.

    Da minha parte
    sempre a verdade,
    acima de tudo.

    Bjo.

    ResponderExcluir
  4. Aninha, obrigada pela dica, Foz é um lugar que quero muito conhecer.
    Não vai mais escrever neste blog? sinto falta de ler seus post's.

    bjos

    ResponderExcluir
  5. Que beleza, hein Lis...morar em Foz! Lugar lindo!!!
    Zin e Cris, eu recomendo a viagem principalmente pelo custo benefício- MARAVILHOSO!!! E o Dutty Free...ai vários cosméticos num precinho camarada!
    Beijos

    ResponderExcluir