terça-feira, 6 de julho de 2010

Avatar uma analogia a realidade


Passei o fim de semana com gripe assistindo filmes... Um deles foi Avatar. Por mais desatualizado que pareça...
Ainda estou impressionada com a história de um grupo que descobre um lugar chamado Pandora, cheio de natureza e riquezas e começa a destruí-lo em troca de uma substância muito rara, caríssima. Um dos cientistas morre e é substituído pelo irmão gêmeo, herói de guerra e paraplégico que foi selecionado somente porque poderia usar o Avatar do irmão por possuir a mesma fisionomia. O Avatar era um corpo similar ao do povo habitante no planeta, onde um humano poderia ser conectado.
Em cada conexão, descobre um mundo inocente e perfeito, povoado por seres decentes, que valorizam a natureza, a família, e a tradição. Baseados na teoria da troca de energia com o planeta. E na guerra entre humanos e Avatares, decide que Pandora é o seu lugar.
Como pude me impressionar se Avatar é exatamente a história do nosso planeta. Estamos destruindo nosso mundo, nossa casa... vendemos nossas florestas pela internet...
Desmatamos, a caça de animais extintos é esporte de luxo pra milionários sem escrúpulos. Casacos de pele, retiradas com muita dor e violência representam status na sociedade.
A imagem da caça às baleias não nos assusta. Encontrar pingüins mortos na beira mar, é só um detalhe.
Crianças dormindo nas ruas, matando por drogas. Prostituição infantil...Mães jogando seus filhos nos lixos...
Sequer reparamos que o ser humano não é capaz de viver sem água...e onde jogamos todo nosso esgoto?! Na água... no mar, nos rios, nas represas. Bom se não vivemos sem água, e jogamos bosta na água que precisamos para sobreviver, estamos selando nosso futuro como “Sobrevivendo da Bosta”.
O mesmo com o oxigênio, imprescindível...e todas as criações remetem a poluentes.
Coleta seletiva dá muito trabalho.
Meu priminho de três anos viu o lixo boiando no Rio Pinheiros e começou a chorar porque precisávamos pegar a vassoura e sabão e limpar pro peixe não morrer. Ele só tem três anos e entende!!!
Estudar o povo custa caro...e quanto mais ignorante, melhor para ludibriá-lo...
Votamos em políticos que roubam mas fazem. Ou ainda naquele famoso cantor de pagode. Fechamos os olhos e de repente, tudo nos parece normal.
O mundo está com falta de mãe... Hoje em dia, pra pagar tantos impostos as mães trabalham fora e não conseguem ensinar aos seus filhos sobre ser gente, leal, honesto...sobre violência, educação e lealdade, sobre a importância da natureza, sobre a dor dos animais. O mundo está com falta de mãe... Mãe natureza...

3 comentários:

  1. Eu quero pelo menos sair deste planeta com um gostinho de natureza, pois do jeito que vai haverá um futuro onde comeremos stick de frango, e a criança perguntará para sua mãe: Mãe, o que é frango? E a mãe mostrará para seu filho a foto da galinha.

    ResponderExcluir
  2. Bebel, a febre de afetou positivamente.Perfeito o blog. O filme é grandioso em nos ascender uma luz, precisamos mudar, mudar a forma como tratamos o mundo. Caso contrário daqui a muito pouco as fúrias da natureza serão cada vez mais destruidoras.

    bjo

    ResponderExcluir
  3. Com um delay de meses hoje assisti (enfim) Avatar, filme excelente, perfeito seu post !!!!!!

    ResponderExcluir