quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Desabafo de Natal


Gosto de final de ano, da época de festas, maaaaas o trânsito deste período tira do sério o mais católico dos cidadãos.
Meu marido, nesta época, sempre praguejava a Árvore de Natal do Ibirapuera, e eu achava o fim!
Ele dizia que a vontade dele era queimar a árvore. Que só servia pra foder com o trânsito!!!Aumentando o percurso diário de uma hora e meia para duas e meia.
E eu achava ruim, até porque morava em Santo André.
Hoje, moro na Vila Mariana e trabalho na Água Branca... E acreditem, também quero queimar a árvore e a decoração de Natal da Paulista.
A árvore é perto do parque, da 23 de maio, da Sena Madureira, da Paulista, de tudo. O trânsito afunila de uma forma que não tem solução.
Se não bastasse, o povo passa a 20km/h olhando pra árvore e bate no carro da frente, ou derruba o motoqueiro... e a lambança só piora.
Não dá pra acreditar quando vejo chegando ônibus, que simplesmente pára no meio da rua e de dentro desce uma manada de gente, parecendo que vão fazer arrastão no meio dos carros... é a visão do inferno!!!! Não sei se choro, se ponho fogo na árvore, se fecho o vidro... Mães arrastando crianças nesse meio na maior irresponsabilidade, tudo pra ver a decoração de Natal.
Este ano eles fizeram uma Concha Acústica e anunciaram no rádio um coral em três horários por dia, claro na hora do rush... Impraticável!!!
Não há planejamento de trânsito.
Não dá nem pra considerar como pão e circo... porque na minha opinião a tenda do circo desabou faz tempo.
Essa semana, uma colega de trabalho não só foi no Ibirapuera como filmou e mostrou pra gente o show das águas, como se fosse a coisa mais linda do mundo! De fato até é bonito, mas é podre!!! Pensar que sob o lago passa esgoto e que cada vez que àquela água espirra pra cima é puro coliformes fecais ( bosta pura!!!) e cada respirada de emoção é mais bosta pra dentro!!!!
O meio da Avenida fica cheio de guardador, também entre os carros, dizendo: “- Pra estacionar é vinte!!!”
Não preciso completar que depois da Arvore, do Coral e do Show das Águas, o povo vai todo pro Monumento das Bandeiras, vulgo “ Deixa que eu empurro”, e adivinhem, sobem no monumento pra tirar foto!!! Cometendo o maior ato de vandalismo, vulgaridade e falta de instrução que se pode cometer.
Enquanto fora do país obras de arte são conservadas e valorizadas, aqui, são transformadas em poleiro sem nenhuma repressão.
Não queria só queimar a árvore, como queria que o monumento emitisse choques elétricos ao toque em quem sobe nele.
Sobre a Paulista, a Praça de Natal fica em uma passarela, e todo mundo passa olhando pra cima, batendo, repetindo a mesma bosta já citada. A avenida está cheia de trombadinhas e trabalhar na rua, ou tentar chegar ao MBA são missões impossíveis.
Não tem nada a ver com paciência, ou com o Espírito de Natal. Tem a ver com a falta de preparo, planejamento... desrespeito com quem trabalha, numa cidade onde o trânsito já é caótico. Trata-se do pão e circo mais safado, pra inglês ver... pontos estratégicos.
E vai pensando que os amarelinhos estão lá pra organizar o trânsito... é só pra canetar o infeliz no rodízio preso no pesadelo de Natal.
Penso que a decoração é bonita, mas que o verdadeiro espírito seria dar condições dignas para que as famílias pudessem planejar seu próprio Natal... A decoração, poderia continuar existindo em pontos afastados da cidade, diminuindo o trânsito, os acidentes, as confusões, o stress fazendo mantendo a paz na cidade pelo menos no Natal.
De qualquer forma, aproveito para desejar a todos, um Natal repleto de paz, e um 2011 repleto de realizações.

Um comentário:

  1. Muito legal Ana a crônica que fizeste. É bem o seu jeito desenvolto de ser. Parabéns. E Feliz Natal à ti, e a todos os seus entes queridos.

    Bjo.

    ResponderExcluir