sábado, 18 de fevereiro de 2012

Hoje é Carnaval!!!!


Cresci amando o Carnaval....Acho que estas coisas a gente aprende a gostar de criança.
Meus pais sempre levaram eu e meus irmãos às matinês da vida. Lembro também que tinham uma turma de amigos muito animada, que adoravam samba e carnaval, e que tudo era motivo pra festa. Lembro de um casal que sempre imitava Mestre Sala e Porta bandeiras, e de um dos filhos dele dançando ao lado, como se fosse um Mestre sala mirim.
Esta turma, alugava o melhor camarote do clube da cidade (bem, eu sou de Santo André...por isso falo cidade!!!!) e depois de levar as crianças às matinês, iam pro Carnaval de verdade. Eu como sempre fui grandona, aos meus doze anos encarava as matinês e os bailes da madrugada.
Essa mesma turma arrumou um esquema com uma escola de samba, e montou uma ala, e lá estávamos nós desfilando na avenida. A famosa “ Ala SAI CAPETA”. Não consigo descrever aqui a emoção de ouvir a bateria entrando na avenida, junto com fogos e os batimentos do meu coração. .. e a cada ano, aumentava!
Tinha também a Banda da Baixaria. Que saía no sábado de Carnaval ao meio dia. Homens vestidos de mulheres desfilando pelo centro da cidade. Lembro do meu pai todo sério e tímido, vestido com uma roupa ridícula de havaiana, peruca e barba... e depois dançando e brincando com a gente:”- Olha a cabeleira do Zezé!!!” – mexendo na própria peruca.
Era uma maratona. Ensaios da escola de samba, fazer as fantasias no barracão aos finais de semana, para a semana mais esperada do ano: o Carnaval!!! Banda da Baixaria no sábado de dia, clube sábado de noite, matinê no domingo, avenida e depois pro clube, direto da avenida...todos fantasiados. Segunda matinê e clube à noite, terça matinê, avenida e clube, a saudosa última noite. No final de semana seguinte, todos para a apoteose no Rio de Janeiro.
O ano pra mim era dividido em dois grandes eventos: meu aniversário e Carnaval!
Acho que por conseqüência, virei micareteira e ir pra Salvador nesta época era mais do que necessário!!! Passava o ano pagando e programando a viagem, o bloco, o abadá... Fiz grandes amigos, tenho memórias incríveis e histórias que me fizeram uma pessoa melhor e mais alegre!
Porque eu to falando tudo isso?!
Porque a foliâ aqui, casou com o Senhor não gosto de Carnaval e nos últimos anos ( todos os que estamos juntos...) nunca mais meus Carnavais foram os mesmos.
Numa sequencia de viagens e eventos que se alternaram entre Boituva, Leme, Cuba e até a Patagônia Chilena encaramos nesta época. Tem algum lugar mais anti Carnaval do que a Patagônia?! Mas eu evitava pensar que era Carnaval e doía menos.
Este ano, por uma séria de mudanças no meu trabalho, optamos por não viajar... e ainda que pra perto, fomos impedidos pelo trânsito, que inviabiliza qualquer descansadinha na praia. E quando me dei conta era sexta; véspera da minha festa preferida e eu não tinha programado absolutamente nada!!!
O dia no trabalho foi pensando em como faria pra reverter a situação. Pensei no camarote da Brahma, mas achei que R$1500,00 não valia o investimento pra uma só noite. Lembrei que fui no Olímpia uma vez e que os camarotes eram ocupados por seres obscuros e entrei em desespero. Abri o maior berreiro!
Chorei e liguei pra uma amiga parceira de Carnaval dizendo o que estava sentindo, e ela com a coluna travada ( pior do que eu...rs) disse: “-Tá. E o que você quer fazer!?!” Respondi :”- Qualquer coisa!”
A próxima vítima da minha loucura foi meu marido. Que depois de ouvir meus lamúrios, mesmo morrendo de sono, encarou a sessão da meia noite no cinema, pra assistir “O Motoqueiro Fantasma II” em 3D. Só pra sair de casa e ver se eu parava de fazer a cara de gatinho do Shrek.
Hoje quando acordei, o Senhor Eu Não Gosto de Carnaval, compadecido com minha situação, havia pesquisado todos os blocos de Carnaval de rua em SP e estava disposto a pular Carnaval comigo.
Fomos à Rua Benedito Calixto, Vila Madalena, e saímos no bloco “ Vai quem quer”. Acompanhados de duas amigas queridas. Cheio de gente bonita e alternativa! Lembrei de coisas boas, fez bem pra alma... deu uma carregada nas baterias!!!
Agora, bora pra uma baladinha rock’n roll pra compensar o gesto romântico do rapaz!!!!

2 comentários:

  1. adorei o post e todos os anos pulo atras do vai quem quer e também do João Capota na Alves, mas este ano descobri que cansei do carnaval. Acho que tô ficando chata ou zen demais ou qualquer coisa assim !!! rs

    ResponderExcluir
  2. engraçado, minha mãe nunca nos levou para brincar o carnaval...e eu ao longo da vida tb não aprendi a gostar muito, mas, mesmo assim, acho que é a festa mais democrática que existe e linda também, cheia de cores e alegria.
    Seu post ficou mega legal!

    ResponderExcluir